Apresenta-te IluMina

ILUMINA – Espaço de Cultura, Ecologia e Educação Holística


Ilumina é um espaço voltado fundamentalmente para toda cultura de desenvolvimento humano holístico e integrado, que considera as possibilidades criativas e a sensibilidade profunda do corpo, da mente e do espírito e a interação harmônica entre o humano e a Natureza-Universo. Tem por objetivo primeiro estimular e promover o desenvolvimento da vida humana e de todos os reinos – ecologia profunda – por meio de toda prática consciente que considera o estado de relação holística do humano consigo mesmo, com o outro e com o Universo.

Toda a estrutura física do espaço Ilumina foi concebida e construída a partir de modelos sustentáveis de ocupação e habitação, como a escola/casa construída em Super-adobe e Taipa de mão, o banheiro seco-compostável, as caixas de compostagem e minhocários, o reaproveitamento de toda água cinza através dos círculos de bananeiras, a produção de horta orgânica e o reflorestamento do terreno bem como da área de recarga da nascente com mudas nativas do bioma cerrado.

IluMina é, portanto, um centro de preservação e de pesquisa em Ecologia e Educação. A importância de preservação da mata ciliar que guarda a nascente do Palha torna o espaço IluMina, para nós, um santuário ecológico. A proposta do projeto IluMina de desenvolvimento de práticas sustentáveis e atividades de educação voltadas para as questões fundamentais da Ecologia e da Saúde da Vida está fundamentalmente enraizada nos principais desafios atuais da humanidade e do Planeta.

História

O espaço IluMina nasceu primeiramente do encontro de educadores preocupados em construir um modelo sustentável de escola e vida ecológica e oferecer serviços de educação holística à comunidade do Palha e do DF. Desse encontro surgiu o projeto da construção da Casa/escola e o projeto de ocupação ecológica da chácara 27 do Núcleo Rural Córrego do Palha, onde se situa a IluMina. O espaço, em comum acordo, foi concedido para a construção do projeto IluMina. O projeto previu, desde o seu nascimento, a ocupação ecológica da chácara e o desenvolvimento de um projeto pedagógico holístico, com foco sobre a ecologia, a educação e o sagrado, através de uma educação não-formal comunitária, como prevista pela Lei de Diretrizes e bases da Educação, LDB, de 1996. A construção da casa/escola, bem como das demais estruturas da IluMina inicou-se em dezembro de 2007.

A necessidade de uma ocupação ecologicamente consciente e de um serviço de educação holístico no Núcleo Rural do Palha justifica a importância da IluMina, como sendo um centro de referência sustentável modelo para toda a comunidade e para outras organizações com esse foco. A matriz Ecologia-Educação-Sagrado orienta e organiza todo o planejamento de atividades e serviços da IluMina.


Quem somos

A ilumina conta atualmente com a presença de 4 educadores diretamente presentes no desenvolvimento do projeto.

A estrutura organizacional da IluMina é horizontalizada, portanto não prevê funções e cargos hierarquicamente definidos. Cada educador é plenamente responsável pelas suas práticas e propostas dentro da IluMina, e todo o educador tem o pleno direito de estruturar sua pedagogia íntima dentro do projeto, de acordo com os pilares fundamentais já anunciados da IluMina: a Ecologia, a Educação e o Sagrado. Esta pedagogia íntima constitui a escola de si que é o que orienta cada educador em si mesmo e em sua prática e presença na IluMina.

A reverência espontânea e natural ao Sagrado, sem representações definidas e sem dogmas, em nome de nenhuma religião, reúne e orienta todas as atividades da IluMina, como uma bússola que orienta o Norte.

6 de ago. de 2009

Oficina-Vivência Criativa IluMina

A Oficina-Vivência Criativa Ilumina é um conjunto de oficinas e vivências criativas que acontecem simultaneamente no espaço IluMina com foco sobre a ecologia, a arte e a espiritualidade. As oficinas tem o formato de livre trânsito em qualquer atividade. As atividades serão orientadas nos campos da liberdade e sempre compartilhadas. A cooperação espontânea e orgânica, como a de uma abelha no jardim, como a de uma nuvem no céu, é o sistema natural da nossa livre escolha e presença. Aliás, não é um sistema. É uma floresta de energia, de presenças. A paisagem da brincadeira é uma infância de saberes naturais. Construir casas é montar esculturas de moradias, esculturas de habitações, esculturas cotidianas para acordar e dormir, ninhos são ensinamentos do viver...

Oficinas-Vivências:

Mosaicos - mosaicos no chão e em parede

Culinária do Cerrado - açaí e macaxeira

Bio-construção de casinha na árvore - Técnica Calfitice

Pintura com pigmentos naturais - o barro

As oficinas-vivências são para todas as idades, sempre consciente de que os pais têm sempre os olhos da atenção com os filhos.

As oficinas-vivências acontecerão no fim de semana (podendo se estender durante a semana) tempo necessário para que a casinha na árvore possa crescer nas nossas mãos.

Dias 8 e 9 de Agosto - Sábado e Domingo

A contribuição pode ser conversada, sentida, intuída. Que o dinheiro seja uma forma de energia e troca material, possibilitando a presença e a participação de todos na festança do aprender fazendo.

Tragam frutas e alimentos vivos, vegetarianos, instrumentos musicais e poesias.

Quem tiver traga conchas (aquelas que sempre guardamos quando encontramos o mar),

pedras (aquelas que sempre guardamos nas andanças da vida), sementes (aquelas que sempre guardamos por alguma razão) para a confecção criativa dos mosaicos.

Aos Sábados à noite faremos a fogueira com a cantoria de sempre. Quem quiser dormir na Ilumina do sábado para o domingo traga cobertores, sacos de dormir ou barracas.

Muita luz